Sistemas de Informação Geográfica

A criação de um novo App

Você sabe o que é Geotecnologia e como tal área de conhecimento pode dominar os estudo geográficos?

    A geotecnologia, trabalha com processamento de dados e informações geográficas, através de um ambiente computacional, voltado exclusivamente para identificação de áreas territoriais, análises e delimitações para fins específicos. 

    Esta tarefa de TTI, tem por objetivo o desenvolvimento de um aplicativo sobre sistema da informação geográfica, abrangendo conceitos relacionados à procedimentos computacionais para permitir e facilitar a análise de informações espaciais, sobre o Estados Unidos da América. Neste caso, com o uso de componentes disponíveis e tutoriais do MIT APP Inventor, será possível desenvolver um mini App dinâmico, pois trabalhará conceitos geográficos em formato de quiz (questionário) sobre 6 estados e suas respectivas capitais, além de nos proporcionar um contato com esta nova tecnologia, será possível obter um maior conhecimento relacionado à língua inglesa. 

    A princípio, nós, uma dupla de alunos do 3° Info: Kamili Croce e João Pedro Campelo, trabalhamos juntamente na etapa de desenvolvimento desta atividade e obtivemos como resultado solicitado pelo professor: a programação em blocos, arquivo de tradução e este Learning Journal. A partir de agora, discorreremos a temática com relação aos nossos resultados, desta forma, neste Learning Journal, buscamos deixar evidente nosso conhecimento adquirido ao longo da atividade prática.

    Inicialmente criamos a aplicação da mesma forma que fizemos em outros tutoriais, com a adição de um mapa e alterando suas propriedades para ajustá-lo. Baixamos o arquivo GeoJSON para representar recursos geográficos, atribuindo outros componentes juntamente ao mapa. Contudo, em relação à codificação do aplicativo, adicionamos variáveis para a representação dos estados e capitais para a realização da programação dos mesmos. Utilizamos novos códigos como "make a list" no qual contribui com uma lista relacionada às variáveis de texto que inserimos, outras para manter as informações inseridas no quiz (estados ou capitais), "pick a random item list" para selecionar um item aleatório da lista e outros procedimentos como "call().ShowAlert notice", que apresenta uma mensagem imposta pelo programador e outras ações para codificar e finalizar a atividade. Trabalhamos novamente com operadores lógicos matemáticos para fazer comparação, se-então-senão para realizar diferentes ações em determinadas situações, get e set para pegar e atribuir valores na aplicação.




Comentários